Etiquetas

sábado, 22 de junho de 2019

A FUNÇÃO PRINCIPAL


Ser professor não é assim tão fácil como parece. Cada profissão contribui para a construção da sociedade em que vivemos. Como acontece em todas as profissões, há quem colabore mais ou menos intensamente para manter essa estrutura.
O inquérito já não é novo mas porque foi dado a conhecer muito de corrida nos noticiários televisivos e não só é um tema que considero importante debater. Revela este estudo, realizado por TALIS (Teacher and Learning International Survey), que os professores portugueses, no Ensino Básico gastam em média 26,5% para manter a disciplina na sala de aula “roubado” aos 73,5% do tempo que deviam gastar na sua real actividade… isto é, os professores em Portugal “gastam” um quarto do tempo a tentar manter a ordem na sala de aula além de outras tarefas burocráticas para as quais não estavam vocacionados mas que tiveram forçosamente que aprender.
Mesmo assim não se evitam agressões verbais e físicas por parte dos alunos e de certos encarregados de educação…
A principal função destes profissionais foi durante muitos anos transmitir o conhecimento de que era (único) detentor. Com o passar do tempo esta função foi evoluindo e passou a exigir a participação activa não só do aluno como de todos os participantes no processo de ensino aprendizagem reservando para si próprio o papel de moderador. Neste momento a principal função do professor é partilhar com os alunos aquilo que sabe. Não precisa ser um especialista neste ou naquele saber para espalhar o seu conhecimento. O bom professor é aquele que consegue transmitir os seus conhecimentos de forma clara, divertida além de didáctica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...