Etiquetas

quinta-feira, 27 de junho de 2019

SAIR DO SÉRIO

Em princípio, sou uma pessoa tranquila. Poucas coisas me tiram do sério mas uma delas é a falta de civismo. Não considero que a falta de sensibilização, como alguns defendem, esteja na base desta atitude reveladora da falta de capacidade, para não dizer de inteligência, de se colocar no lugar do outro. O problema não se resolve com campanhas. Todos os dias se propagam e ninguém vê nem escuta. Era preciso implementar e incrementar a fiscalização e o efectivo sancionamento da infracção cometida.
Diariamente assisto e sou vitima de comportamentos que revelam um total desrespeito pelo próximo desde o estacionamento nos passeios e locais destinados apenas ao estacionamento de deficientes com o respectivo dístico, o aproveitamento abusivo do entroncamento onde moro para inverter a marcha, o estacionamento em plena faixa de rodagem e outros casos. Tais comportamentos têm sempre a mesma justificação, uns minutos para beber um café, comprar pão fresco, levantar dinheiro na caixa automática, a falta de locais disponíveis para estacionar… Nota-se neste e noutros comportamentos só a falta de civismo que alastra por todo o país só compreensível pela dificuldade em estacionar e circular.
Também os direitos do deficiente também têm um  Dia. A data proposta pela ONU celebra-se todos os anos na primeira terça-feira de Dezembro. Raramente concordo com estes dias porque acho que devem ser respeitados todos os dias embora compreenda que a data tem como objectivo motivar toda a gente para os direitos e o bem-estar dos portadores de qualquer deficiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...