Etiquetas

sábado, 26 de janeiro de 2019

SÓ QUANDO FALTA É QUE SE LHE DÁ VALOR


É tão normal abrir a torneira e vê-la jorrar sem qualquer problema que ficamos perplexos quando ela falta. Aliás, só quando nos falta compreendemos a imensa e terrível importância da água. E pensar que grande parte da população mundial se debate com o problema da falta de água (já não digo potável) !
Na verdade, estima-se que o ser humano pode viver cerca de 200 dias sem comer mas, sem beber aguenta pouco mais de 36 horas. Aqui cabe refletir na importância  da água. O estado de saúde de qualquer indivíduo depende da presença ou ausência desse precioso líquido. Tudo isto dá-nos uma ideia da importância da água para os seres humanos mas também para todos os seres vivos que habitam o planeta. Cerca de 60% do peso corporal humano deve-se à presença de água. É inegável que a falta de água é indispensável à sobrevivência de animais e vegetais.
Devido aos inúmeros desmandos da atividade humana, a água começa a escassear devido aos incêndios, poluição dos rios, desenfreada produção industrial, etc. Todos os dias se é testemunha do vazar para os rios, lagos ou águas subterrâneas, detritos tóxicos produzidos pelas indústrias locais.
Também as cidades contribuem para a diminuição da infiltração da água no solo com o asfalto das autoestradas, o cimento dos edifícios que, deste modo, impede o abastecimento dos cursos de água subterrâneos, tornando-se cada vez mais escassa.
Cabe a todos nós poupar a água que, infelizmente, se vem tornando cada vez mais num líquido precioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...