Etiquetas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

A VIDA DÁ MUITAS VOLTAS


Dizem os antigos e eles têm sempre razão (?), que depois do Natal, um saltinho de pardal. Com esta expressão queriam dizer que os dias começam pouco a pouco a aumentar e implicitamente, as noites a diminuir…
Tomando por exemplo o que se passa cá por casa, a geração mais nova não concorda nada com este ditado popular. Para o entender e respeitar é necessário compreender que os povos mais antigos regulavam as suas vidas por estas expressões todas elas feitas de sabedoria e experiência acumulada…
Assumo que o tempo, às vezes, dá muitas voltas e o que ontem era tradição, hoje já não é e estas expressões populares perdem muito da realidade. Neste caso, salvo qualquer alteração do eixo da Terra, os dias vão começar a ficar maiores o que se verifica já, no nosso país, a partir das 17 horas.
Falando em provérbios, há um outro do qual eu gosto mais e que repito de mim para mim Janeiro fora, mais uma hora.
Face à vaga de frio que se faz sentir por todo o país, é normal que se ande preocupado com o tempo que nos faz tremer a toda a hora, apesar do aquecimento central ligado e das contas chorudas do gás. É sabido que o frio diminui a eficácia  do sistema imunitário deixando espaço para os vírus mais activos permitindo o aparecimento e a propagação de doenças infecciosas.
É certo que o organismo consegue adaptar-se a pequenas amplitudes térmicas que, além de variarem ao longo do dia, variam também com a idade. Pela sua fragilidade as crianças e os idosos são os que mais sofrem com estas variações características do inverno. A escassa gordura subcutânea que se verifica nos idosos explica este tremer de frio enquanto se espera por dias mais ensolarados com temperaturas amenas. Até lá, vai-se tremendo de frio, dizendo mal e particularmente deste inverno…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...