Etiquetas

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

ASSIM NASCE UMA CANÇÃO


Ouve-se, ou se gosta ou não se gosta e pronto. Umas vezes é a letra que nos toca de perto, outras é a melodia que mexe com a sensibilidade de cada um. É o que acontece com a maioria das canções cujos autores nos merecem geralmente pouca atenção. É o que acontece com a célebre canção que recebeu, em português, o nome de Noite Feliz.
Nos dias que antecedem o Natal e mesmo durante o ano, a canção mora na cabeça de muito boa gente (falo por mim) sem qualquer preocupação em conhecer quem compôs a música e muito menos a letra.
A velhinha canção, cuja data é anterior a 1818, foi apresentada ao público em plena missa do galo na pequena aldeia de Oberndorf na Áustria. Com efeito, foi na igrejinha de São Nicolau que se ouviu pela primeira vez a canção “Stille Nacht” que deixou uma impressão muito favorável em todos os presentes.
São muitas as histórias que se contam sobre o nascimento desta canção mas infelizmente nem todas verdadeiras. A letra que evoca o nascimento de Jesus, ficou a dever-se ao pároco José Mhor  Mais tarde, Franz Gruber compôs a música que ainda hoje baila nos ouvidos de toda a gente.
A comprovar tudo o que foi dito, está a imagem dos dois coautores nos vitrais da pequena igreja de São Nicolau que podem ser apreciados durante todo o ano por quem se deslocar até lá.
No mês de Dezembro de cada ano, o túmulo de Gruber encontra-se decorado muito justamente, com uma enorme árvore de natal.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...