Etiquetas

quarta-feira, 25 de maio de 2016

O LADO ESCURO DA SALA

Desligou precipitadamente a TV premindo com uma força exagerada o botão do comando. Levantou-se do cadeirão preferido para a leitura ou assistir a programas da TV e foi sentar-se no lado mais sombrio da sala como era habitual sempre que, por qualquer motivo, ficava acabrunhado já que a luz liga mais com a alegria e a sombra com a tristeza. O problema que o atormentava, era o mesmo de sempre. Sabia demais. Dominar o conhecimento das coisas, só por si, não constitui um problema, antes denota um dom, uma qualidade. Pode ser fruto de curiosidade no bom sentido e do domínio de uma ou várias ciências através de um estudo sério e profundo. Mas o que dizer quando esse conhecimento se concentra na natureza humana?
Quantas pessoas não dariam tudo, passe o exagero, para serem portadoras de tal dom? Casos haverá casos em que tal capacidade seria vantajosa e todos sabemos de alguns… Mas ele estava farto. De bom grado abdicaria dessa competência. Assistir na TV a declarações de inocência de políticos, ex-políticos, corruptos, ladrões, assassinos e saber com toda a clareza que estão a mentir, causa aquela estranha sensação de impotência e injustiça que faz doer não se sabe bem onde e que sempre o deixava naquele estado de prostração. Não, de maneira nenhuma apreciava ser portador de tão estranho dom. Ainda mais que não se aplicava à adivinhação dos números de qualquer jogo de sorte. Consistia apenas em adivinhar, se é que se pode usar o termo, o que se esconde por trás das palavras e dos atos do ser humano.
A tentativa de adivinhar o que os outros pensam é algo que toda a gente faz nas mais variadas circunstâncias no intuito de melhorar a interacção nas relações humanas. Neste caso particular, não se pode confundir “adivinhar” com qualquer espécie de telepatia. Será preferível falar-se em empatia, a simples arte de se colocar no lugar dos outros na tentativa de melhor os compreender. No caso concreto, a particularidade deste dom situa-se entre a telepatia e a empatia não chegando a ser uma nem outra coisa.
Por mais que cismasse ali sentado no escuro, nenhuma luz lhe iluminava o pensamento entorpecido pelo esforço de tanto pensar. Até que vinda, do lado luminoso da sala, uma presença o desperta daquele torpor. A pequenita, o rebento mais novo da família, tinha-se aproximado e olhava-o em silêncio. Parecia querer dizer na sua linguagem e trejeitos infantis: não te preocupes, não penses mais nisso. Nós, os humanos, somos assim. Dizemos o que não sentimos e fazemos o que não queríamos fazer.
Esplanada à beira-mar
(Jorge Leal, in O homem que lia o pensamento)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...