Etiquetas

quinta-feira, 26 de maio de 2016

FERIADOS

Num acto público inédito com o nome de “Cerimónia da Referenda da Lei da Assembleia da República que Repristina Quatro Feriados Nacionais”, o primeiro-ministro assinou oficialmente a reposição de quatro feriados retirados do calendário pelo então Governo de Passos Coelho e Paulo Portas. São eles o Corpo de Deus (26 de Maio), Implantação da Republica (5 de Outubro), Dia de Todos os Santos (1 de Novembro) e Restauração da Independência (1 de Dezembro).
Pessoalmente não tenho nada contra nem a favor dos feriados, mas reconheço que um feriado é sempre um dia bem-vindo para quem trabalha, especialmente se calha num dia útil, de preferência próximo ou logo a seguir ao fim de semana de modo a permitir fazer-se uma “ponte” e, por que não, umas mini férias.
Mas será que os portugueses tiram o melhor partido desses dias de folga no trabalho?
Lamentavelmente, nem sempre isso acontece, quer por falta de recursos económicos ou por falta de imaginação. Para muitos, um feriado a meio da semana de trabalho não passa de um dia destinado a descansar aproveitando para ficar na cama até mais tarde e preguiçar por casa o resto do dia. Mais lamentável ainda é verificar que num dia de sol e feriado muitos portugueses optam por “passear” as crianças no interior de um shopping…
Se o orçamento familiar não permitir que se faça umas mini férias, então ficar em casa pode ser uma boa opção no sentido de desenvolver algumas tarefas há muito adiadas por falta de tempo não descurando outras actividades como praticar desporto, fazer uma caminhada, ler um livro, ir ao restaurante do costume ou experimentar um novo, pegar no carro e ir tomar café à beira mar e aproveitar para partir à aventura de novos destinos.
O importante é aproveitar esses dias da maneira que lhe cause mais prazer porque feriados há alguns, mas vidas há só uma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...