Etiquetas

domingo, 26 de julho de 2015

TODA A LUZ QUE NÃO PODEMOS VER

A leitura deste livro deixou-me de certo modo um pouco decepcionado. Tal como acontece quando depositamos demasiadas expectativas em relação a algo ou alguém. E a culpa é sempre nossa e nunca do ou de quem nos decepciona... o problema são as expectativas.
O livro não podia trazer melhores referências, tendo sido bastante elogiado pela crítica e premiado, incluindo o Pulitzer.

- Um dos melhores livros do ano, segundo a Amazon.com
- Finalista do National Book Award 2014
- Um dos 10 melhores livros do ano, segundo o New York Times Book Review
- Melhor livro de 2014 segundo a Barnes and Noble,Entertainment Weekly, The Washington Post, The Guardian e Kirkus Review.

Pelo facto de me sentir decepcionado não invalida que se trate de uma excelente história, muito bem contada, com uma escrita talvez demasiado elaborada e cuidada para o meu gosto. Prefiro uma linguagem mais directa. A narrativa vai saltitando de um personagem para outro ao longo das quinhentas e tal páginas do livro com avanços e recuos no tempo, técnica muito utilizada por vários autores. Descreve minuciosamente um cenário de guerra na cidade de Saint-Malo, cidade onde já estive o que me permitiu deambular mentalmente pelas diferentes ruas ao longo da célebre muralha.
O romance aborda temas como a sobrevivência e generosidade em meio às atrocidades de uma guerra que jamais devia ser esquecida.
Recomendo a leitura deste livro não só pelo enredo mas sobretudo pelo rigor histórico.
Sinopse:
Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de se orientar pelas ruas da cidade. Aquando da ocupação nazi de Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levando consigo um valioso diamante – Mar de Chamas. Em simultâneo, na Alemanha, o órfão Werner vive com a irmã mais nova num orfanato, encantados com o rádio que um  dia encontraram numa pilha de lixo. Werner torna-se um perito na montagem de rádios, talento que lhe vale uma vaga numa escola nazi. Incorporado à força no exército, um dia tem como missão descobrir a origem das transmissões de rádio responsáveis pela chegada dos Aliados à Normandia. Certo dia o rapaz é enviado para Saint-Malo, onde seu caminho se cruza com o de Marie-Laure…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...