Etiquetas

quinta-feira, 2 de julho de 2015

FALAR SOZINHO MELHORA O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

Há notícias boas e más notícias que nos deixam umas felizes outras angustiados… Ora aqui está uma notícia que muito me agrada pelo facto de me deixar menos apreensivo quanto ao meu estado de saúde. De facto, falar sozinho é quase sempre interpretado como um sinal de insanidade mental.
Sendo uma dessas pessoas que, desde longa data me habituei a manter acesos diálogos comigo mesmo em que me justifico ou tento justificar os outros e de imediato rebato desculpas e opiniões, esta notícia veio aquietar a minha preocupação relativamente à minha sanidade mental.
Em poucas palavras a notícia resume-se ao seguinte:
Segundo um estudo realizado recentemente e publicado no “Quarterly Journal of Experimental Psychology”, falar sozinho melhora o funcionamento do cérebro…! O estudo sugere que, dar instruções verbais, aumenta o nível de concentração mental, ajuda a controlar melhor os pensamentos e as reações emocionais. Em pesquisas anteriores a esta, já se tinha concluído que as crianças que conversam sozinhas, têm mais facilidade no processo de aprendizagem. Dessa forma, ficou provado no estudo que, falar sozinho, é também uma maneira de exercitar o cérebro e de melhorar a memória. Uma ótima terapia para as pessoas mais esquecidas.
Portanto, se é daquelas pessoas que falam sozinhas, não por falta de companhia, mas porque não gostam de pôr as ideias em ordem ou reforçar procedimentos; se já lhe aconteceu andar pela rua a falar com os seus botões e recebeu olhares de soslaio; se costuma, mesmo em casa, manter longos “diálogos” consigo próprio, apesar de ficar com sérias dúvidas quanto à sua sanidade mental…. então, respire de alívio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...