Etiquetas

segunda-feira, 27 de julho de 2015

O FIM DOS NERDS

Até agora, principalmente quando as empresas queriam contratar quadros médios ou superiores, eram aplicados aos candidatos testes específicos com o fim de avaliar o seu QI. O primeiro teste data do início do século XX e foi desenvolvido pelo psicólogo francês Alfred Binet tendo em vista identificar estudantes com dificuldades de aprendizagem mas só mais tarde o psicólogo alemão William Stern criou a expressão Quociente de Inteligência (QI).
Ao que parece o QI já era. O que agora está a dar é o QX. De facto, o que se avalia nos nossos dias não é o QI (Quociente de Inteligência), nem o QE (quociente de Inteligência Emocional) mas sim o “factor X”.
O que é preciso para se alcançar um valor razoável do tal fator X?
Além das habilitações adequadas e de uma eventual experiência no cargo a desempenhar, os candidatos deverão possuir: uma grande dose de autoconfiança; saber lidar com o stresse e dominar a pressão em vez de ser dominado por esta; e, por fim, conseguir comunicar e funcionar em equipa.
Resumindo, exige-se portanto aos novos candidatos a quadros médios ou superiores que sejam capazes de um certo controlo das emoções.
É o fim dos chamados nerds (os "marrões", ratos de biblioteca, sem grandes aptidões sociais). 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...