Etiquetas

quarta-feira, 1 de julho de 2015

NÃO É FÁCIL ENVELHECER COM DIGNIDADE

O envelhecimento da população a nível mundial é uma realidade incontornável das sociedades contemporâneas. O aumento da longevidade devida aos progressos da medicina e à qualidade dos cuidados paliativos e alimentares além da diminuição da taxa de natalidade, deu origem a uma população cada vez mais envelhecida. Contudo, a longevidade só faz sentido enquanto acompanhada por uma qualidade de vida a todos os níveis… Caso contrário, os idosos são confrontados com o constrangimento de serem internados num dos muitos lares de idosos que por aí grassam como cogumelos em tempo frio de inverno.
Envelhecer com dignidade no nosso país, não é fácil… No fim da vida, quando as forças falham, a saúde teima em nos abandonar, só restam duas opções: continuar a viver sozinhos enquanto uma réstia de energia o consente ou, em casos extremos e por vontade de familiares, o internamento num lar de idosos. Ultimamente, qual tormenta, têm chovido notícias de idosos encontrados mortos em casa. A cada notícia que surge na comunicação social, sentimo-nos chocados e sub-repticiamente arranjamos forma de aliviar a culpa pensando: manias dos velhotes, esta de morrer sozinhos! Preferem morrer abandonados em casa do que num lar!
Chamar lar àqueles “armazéns” requer uma boa dose de boa vontade principalmente para quem já alguma vez os visitou. Esquecendo as deficientes condições das instalações da maioria, o idoso é confrontado com horários rígidos e regras às quais não estava habituado… É submetido à falta de privacidade tendo de partilhar o quarto bem como todos os espaços comuns com outros idosos que nunca conheceu antes. Para agravar ainda mais a situação, são-lhe impostas actividades que constituem um verdadeiro insulto à inteligência dos mais lúcidos.
Deus nos livre e guarde de ter de recorrer ao internamento num lar de idosos…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...