Etiquetas

quarta-feira, 15 de julho de 2015

HÁ MÚSICAS QUE NOS TOCAM

Há músicas que nos tocam no mais profundo do nosso ser… há quem diga que é a alma… seja lá o que for, é lá que a gente sente esse não sei quê. É precisamente aí (seja lá onde for) que a música produz aquele efeito que nos leva a sufocar as lágrimas, não por estarmos tristes ou alegres mas porque simplesmente nos toca… vá a gente explicar isto!
O arranjo para guitarra da composição de Alessandro Marcello – concerto in D minor (Ouvir aqui) é o exemplo da música capaz de produzir em mim todas essas sensações.
A música começa com uns acordes de violinos como se escutássemos a própria pulsação do sangue a correr nas veias. Uma guitarra persegue os violinos numa cadência de uma nostalgia premente de algo que tivesse ficado perdido no passado… As cordas fazem-se ouvir em consonância com os violinos. Juntam-se-lhe outros instrumentos em perseguição dos violinos que não se detêm…. A composição ganha velocidade, parece correr atrás de si própria e há um pranto que ameaça romper a todo o momento… Enquanto a música evolui fica a pairar no ar toda aquela nostalgia que ao ser humano é permitido sentir … A sala de estar tem a mesma aparência de sempre: dois sofás pretos de dois lugares…. Um quadro/vitral por cima da lareira raramente acesa onde o pó se acumula em cada verão, os espelhos na parede tornam-se translúcidos deixando ver um prado verdejante povoado de macieiras em flor… A sala de estar tem a mesma aparência de sempre só que agora… há música.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...