Etiquetas

domingo, 5 de julho de 2015

MAIS PAPISTA QUE O PAPA

Todo o crente, católico praticante ou não, aquando do nascimento de uma criança na família, tem geralmente o legítimo desejo de a baptizar. Aí começam as diligências para a escolha dos padrinhos, do local onde se realizará a recepção aos convidados e fundamentalmente a escolha da igreja onde realizar o baptizado. Tudo isto se resolve com maior ou menor dificuldade mas a partir daqui esbarra-se com a burocracia levada ao extremo por alguns padres.
Esta conversa vem a propósito da intenção de baptizar a nossa princesinha. A boa e cristã intenção esbarrou com os entraves postos pelo padre da freguesia porque o padrinho escolhido (meu filho e tio da criança) não é crismado, não frequenta a igreja, nunca foi apresentado ao padre,…
Por estes e por outros motivos que só Deus conhece, não foi possível passar-lhe um “atestado de idoneidade” seja lá o que isso for…
Lembro-me de ter lido num jornal diário que o Papa Francisco em Janeiro de 2014 baptizou na Capela Sistina o filho de uma mãe solteira e o filho de dois militares casados apenas pelo civil. Em Portugal e nos dias que correm, ainda há padres que negam o baptismo aos filhos de pais que se encontram em situações semelhantes… que fará se não forem crismados! Apesar de, segundo dizem os especialistas, não existir nada no Código de Direito Canónico que impeça o baptismo nestas condições.
É uma pena que ainda existam padres mais papistas que o Papa sendo eles os principais responsáveis pelo cada vez maior afastamento dos crentes e não crentes da igreja católica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...