Etiquetas

segunda-feira, 18 de maio de 2015

RIVALIDADE E FUTEBOL

Desde sempre que rivalidade e futebol coexistem e nem podia ser de outra maneira. Sendo um desporto de competição entre equipas, uma delas sairá vencedora e haverá forçosamente outra que é derrotada. Até aqui tudo bem. O mal começa quando a disputa extravasa as quatro linhas tornando-se numa batalha em que os intervenientes são movidos por essa paixão cega e irracional que se chama clubite. Na verdade, o homem é um animal irracional, quem o diz é Fernando Pessoa in 'Reflexões Sobre o Homem - Textos de 1926-1928' (Ler mais). A prová-lo foi-nos permitido observar mais uma vez o comportamento de alguns adeptos após os jogos deste fim-de-semana. Não pretendo visar este ou aquele clube porque fosse qual fosse o clube vitorioso, o “espectáculo” seria o mesmo. Não há dúvida que o futebol traz ao de cima o que há de pior no ser humano. Basta ouvir os comentários insultuosos, o ódio que transparece nos comentários e agressões físicas com que grande parte dos adeptos dos clubes ganhadores mima os adeptos do clubes rivais…
Como desporto que é, o futebol devia unir em vez de dividir mas de facto, consegue dividir membros de uma mesma família, amigos e mesmo até figuras públicas com alguma responsabilidade ao nível cívico e social e moral. É triste o espectáculo de excessos verbais e físicos que se verificam antes, durante e após os jogos.
Motivo de orgulho e de união nacional conseguem alguns atletas independentemente do clube a que são filiados. Nesses desportos não entra a clubite e são motivo de orgulho para todos os portugueses. Saliento a título de exemplo o feito recente dos atletas Fernando Pimenta e Hélder Silva que conquistaram três medalhas na Taça do Mundo de canoagem de Montemor-o-Velho, destacando-se Fernando Pimenta com a medalha de ouro e Hélder Silva com a de prata depois do bronze conquistado por Fernando Pimenta na República Checa. Mas destes não se ocupam os média, ao menos com uma breve referência nos noticiários. Bem sei que é o futebol que movimenta milhões e o que move este mundo é o poder económico…
Apesar de não me deixar contaminar (em excesso) por esse mal conhecido por clubite, confesso que gostaria que o título tivesse sido ganho pelo F.C. do Porto, não só por ser o clube da minha simpatia mas principalmente porque não teria seguramente tantas horas e tantos dias de tempo de antena… Só por isso, era bom que tivesse ganho esse ou qualquer outro clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...