Etiquetas

quarta-feira, 6 de maio de 2015

APRENDER A AMAR

Ao contrário do que muita gente pensa, amar não é algo que já nasça com a gente. Quando muito, isso é gostar. Gosta-se ou não de uma pessoa e muitas vezes sem que se saiba muito bem porquê… Gostar é apenas um sentimento. Amar é algo mais complexo, direi mesmo muito raro, ao alcance apenas de uns poucos privilegiados. "A diferença entre “gostar”, “estar apaixonado” e “amar” é a mesma diferença entre “agora”, “por enquanto” e “para sempre”. (Neide)
Porque ninguém nasce ensinado e do mesmo modo que se torna necessária uma aprendizagem ao nível dos conhecimentos científicos, também amar exige uma aprendizagem feita através de um longo e por vezes doloroso percurso. A este propósito e porque se trata de uma sábia lição dada por Shakespeare, não resisti a partilhá-la:
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos  e presentes não são promessas.
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando 
e você precisa perdoá-la por isso.
Descobre que só porque alguém não te ama do jeito que você quer, não significa que esse alguém não saiba amar, contudo, ama-o como pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Por aqui se vê que habitualmente se chama amor a muitos outros sentimentos que raramente lhe correspondem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...