Etiquetas

quarta-feira, 20 de maio de 2015

ANDA AÍ UM VIRUS À SOLTA

Falta de civismo sempre houve (e haverá) mas ultimamente tornou-se viral. Não são só os vídeos que se tornam virais no youtub, o egocentrismo e o desprezo pelo direito dos outros também se tornou “viral”. Na verdade, parece que um qualquer vírus desconhecido se propaga rapidamente entre certas camadas da população… Se há coisa que me tira do sério e me revolve as entranhas é a falta de Civismo. O que se verifica na prática é que grande parte da população não sabe (nem quer aprender) viver em Sociedade já para não dizer que desconhecem em absoluto o significado da palavra Civismo1.
Cada vez que vou ao Mar Shopping e falo neste e não em qualquer outro porque neste espaço comercial existem, além das escadas rolantes, várias passadeiras. Aí as pessoas “esquecem-se” ou desconhecem que o lado direito é para ser transportado à velocidade normal do tapete e o lado esquerdo deve estar desimpedido para quem tem mais pressa. O mesmo comportamento se devia adoptar nas escadas rolantes.
Na estrada, outra manifestação da falta de civismo que mexe comigo, é a cada vez mais frequente ausência do uso do pisca para indicar mudança de direção. Devem pensar que assim, a lâmpada dura mais tempo… Quanto às regras de trânsito, cada um faz as suas. Na rua onde moro e que tem um só sentido, o entroncamento é usado frequentemente para fazer inversão de marcha… A falta de policiamento permite que tudo isso se faça sem penalizações…
Finalmente, outra situação que me tira do sério é a falta de respeito por quem se encontra numa fila de atendimento. Há sempre um xico esperto que “desconhece” que deve respeitar a ordem de chegada e lá se vai insinuando de modo a ser atendido primeiro…
Como a lista já vai longa e muito mais exemplos haveria para relatar… fico por aqui.
1 O termo civismo, refere-se mais especificamente às atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os diferentes cidadãos  na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para uma vida colectiva de modo a preservar a sua harmonia e melhorar o bem estar de todos o seus membros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...