Etiquetas

quarta-feira, 13 de junho de 2012

PROVAS DE AFERIÇÃO


Olhando o cabeçalho dos jornais e como professor de Matemática do 2º ciclo, não me surpreendem estes resultados. Eles são fruto do facilitismo e da indisciplina que graça nas nossas escolas. Há muitos anos que nós professores nivelámos o ensino por baixo para o tornar acessível aos maus alunos. Eram as diretivas que tínhamos não de uma forma direta mas através de um conjunto de despachos normativo que indiretamente levavam a isso. Finalmente este sistema de avaliação dos professores entre pares, veio agravar ainda mais o facilitismo tendo em vista obter “bons” resultados na turma…
Esta percentagem de insucesso requer e merece uma análise mais cuidada do que aquela que aqui vou fazer. Sendo esta taxa de insucesso geral de norte a sul do país, não se pode imputar a culpa aos professores. Teríamos que admitir que todos os professores de Matemática são maus professores. O único fator invariável em todo o país é o próprio sistema de ensino. É aí que reside o problema. Enquanto não tivermos a coragem de alterar o estatuto do aluno responsabilizando os pais pelo mau comportamento dos alunos e consequente falta de aproveitamento nada irá mudar por mais horas letivas desta disciplina que se disponibilizem aos alunos. Haja coragem política para alterar esta realidade que estas provas vieram pôr a nu.

Porque não seguir o exemplo da Suíça onde estive há pouco tempo? Lá os alunos com menos capacidades ou interesse pelos estudos (que os há) são canalizados para um ensino técnico. Não podem é abandonar o sistema de ensino sob pena de os pais perderem todas as regalias sociais além de sujeitos a uma coima.

3 comentários:

  1. Também não fico nada admirada com estes resultados!
    Admirada ficava com os resultados dos últimos anos!
    As nossas crianças não estão treinadas a pensar, a raciocinar, a problematizar, a questionar…
    Qualquer resposta serve se não der trabalho!
    Felizmente ainda vai havendo exceções … para já!

    Beijinhos

    Olga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "As nossas crianças não estão treinadas a pensar, a raciocinar, a problematizar, a questionar…", porque o ensino em Portugal está desatualizado, precisa urgentemente de ser modificado.
      Os professores têm que fazer algo pelos alunos. Ensina-los a pensar, a raciocinar, a questionar.
      Parte dos professores reformular o ensino.
      Um muito obrigado aos excelentes professores deste País.
      Não são muitos mas, …

      Eliminar
    2. Uma maioria dos professores bem tenta fazer um ensino que ensine os alunos a problematizar, questionar... mas se o aluno recusa trabalhar e nada se pode fazer para o obrigar como quer o amigo que seja o professor a mudar este estado de coisas? Concordo consigo quando diz que o ensino está desactualizado. É verdade. Mas não cabe ao professor fazer essa reforma. Mas que devia ser chamado a participar nessa eventual reforma... devia!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...