Etiquetas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

AMIGOS IMPROVÁVEIS - O FILME

Finalmente arranjei um tempinho livre para o filme. Pela primeira vez estou de acordo com o título em português. “Amigos improváveis” que considero mais adequado ao argumento do que o título original “Intouchables”. A amizade que se estabelece entre Diss e Philippe é seguramente do mais improvável que se possa imaginar. O filme baseia-se numa história verídica de um aristocrata tetraplégico e de um jovem negro oriundo de um bairro social… Daí o improvável desta relação de amizade.
Aquando da estreia do filme no nosso país nunca imaginei o quanto iria gostar. Logo à partida por ser um filme francês o que, na minha opinião, teria de ser um filme aborrecido. Recordo a decepção que sofri com o filme “O artista”. Imaginei que este filme seria uma comediazinha com a agravante de explorar o lado cómico (se existe) da deficiência. Foi esta a opinião que transmiti em conversa com alguns dos meus amigos que me garantiram estar redondamente enganado. E estava de facto.
Trata-se de um filme imperdível tanto pelo argumento como pela excelente realização de Eric Toledano e  Olivier Nakache. A interpretação de François Cluzet no papel de um tetraplégico é fenomenal secundada pelo magnífico desempenho de Omar Sy no papel do jovem “delinquente”. Esta amizade ultrapassa as diferenças quer sociais, raciais e culturais. É uma amizade que se vai construindo com a convivência e que acarreta benefícios recíprocos. Diss é aquele amigo que entra na vida do outro como uma lufada de ar fresco e de uma forma altruísta muda completamente a vida de Philippe, isto é, transporta-o de novo para a vida…
Este filme ora nos arranca gargalhadas de um puro humor negro inglês, ora nos comove até às lágrimas pela pureza de sentimentos que retrata. É um hino à amizade verdadeira.
Quem tem a sorte de ter um amigo assim deve guardá-lo como um tesouro.
Eu tenho.
Recomendo vivamente este filme

2 comentários:

  1. Concordo plenamente.
    "Quem tem um amigo deve guardá-lo como um tesouro".Pois,nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha.
    Abraço cheio de amizade:)

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge boa noite! Quero parabenizá-lo pelo blog. Estava procurando mais detalhes acerca do filme "Amigos improváveis" e assim cheguei aqui. As "adivinhas" estão ótimas, sem contar as ilustrações.
    Parabéns pelo trabalho.
    Ana Mota
    PS: creio que aqui no Brasil não existem comentários acerca do filme, já que o Google direcionou-me para cá.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...