Etiquetas

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O HOMEM INVISÍVEL

Há dias em que nos tornámos invisíveis. Não porque façamos algo para nos escondermos ou passarmos despercebidos. Digo que nos tornámos invisíveis simplesmente porque os outros deixam de nos ver…
Ontem foi um desses dias. Começou logo pela manhã. Como sempre ao chegar à porta do prédio, cumprimentei o porteiro que em amena conversa com um dos condóminos me ignorou completamente. Fiquei com a sensação que nem me viu passar. Cumprindo a minha rotina diária fui ao café da esquina onde sou cliente e habitualmente nem preciso pedir o meu café matinal. Mas hoje estava invisível. O empregado serviu os poucos clientes matinais e permitiu-se um breve descanso encostado ao balcão como se eu não estivesse presente. Foi necessário chamar-lhe a tenção com um aceno do braço para que me fosse servido o cafezinho matinal.
Mas a minha invisibilidade não ficou por aqui. Ao chegar à fila da caixa no supermercado uma cliente ultrapassa-me batendo-me com a mala que levava a tiracolo e passa-me à frente como se eu não existisse. Nessa altura belisquei-me no braço para ter a certeza que ainda estava vivo. Não se desse o caso de ter partido desta vida sem me ter apercebido…
Ao fim da tarde, ao entrar no vestiário do gym, dei a minha habitual saudação de boas-tardes à qual ninguém respondeu… Não estranhei. Afinal neste dia estava invisível… mas mesmo quando estou visível, poucos são os que retribuem a saudação. Superior a esta acintosa ignorância da minha pessoa, dirigi-me à sala de musculação e iniciei a minha caminhada de meia hora no tapete. O professor dirigiu-se aos utentes que se encontravam nos tapetes a meu lado para os cumprimentar como sempre faz quando alguém entra na sala. A mim, simplesmente ignorou… mas não levei a mal, eu estava invisível… Procurei a minha imagem no espelho com mal disfarçada preocupação… Respirei de alívio, a minha imagem refletiu-se no espelho, sempre estava vivo!!! Apenas estava invisível.
Há dias assim em que estranhamente, talvez devido a qualquer coisa que comemos ou respirámos, nos tornámos invisíveis… Adormeci na esperança de no dia seguinte voltar a ser visível…

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...