Etiquetas

domingo, 19 de junho de 2022

SABE O QUE É DISFEMIA?

Mais conhecida por gaguez, a disfemia é uma desordem da fala que resulta na repetição ou mesmo do bloqueio de alguns  sons. É normal que uma criança manifeste uma certa gaguez ou disfemia entre os 2-4 anos de idade que pode durar poucos meses, geralmente passageira. Para que se prolongue além do desenvolvimento normal de um individuo, diversos fatores contribuem para que isso aconteça como o desenvolvimento da fala que acompanha o desenvolvimento geral, uma situação inusitada, uma intervenção  cirúrgica… Nesse caso, há determinados termos que falham num discurso normal.

De acordo com OMS e duma forma simplista, pode dizer-se que se trata de um desfasamento ente o ritmo normal da fala e a intenção daquilo que o indivíduo pretende dizer. “O rápido fluxo de pensamentos, em contraste com a relativa imaturidade do sistema fono-articulatório, contribui para que a criança apresente alguma dificuldade para produzir um ritmo regular e suave em sua fala.”
Caso a disfemia persista ao longo do crescimento, é motivo de preocupação que leva a que se procure o auxilio de um especialista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...