Etiquetas

quarta-feira, 22 de junho de 2022

A CASA DE AMÁLIA

Nascida em Lisboa foi batizada com o nome de Amália da Piedade Rebordão Rodrigues, Amália faleceu no ano de 1999 após uma carreira inigualável, tornando-se uma figura incontornável na história do Fado. Só de imaginar as voltas que Amália deve ter dado no túmulo ao ver, se é que se pode ver, o seu querido salão invadido por certas vozes de pretensos fadistas…
Amália teve uma carreira fulgurante, foi uma verdadeira “embaixatriz” da música portuguesa e do país. Foi considerada “património universal” do mais genuíno estilo musical apreciado em todo o Mundo.
Em 1965 Amália teve a ousadia de cantar os versos de Camões o que gerou uma grande controvérsia. Era corrente dizer-se que “Camões era o príncipe dos poetas, e cantar Camões seria, de certo modo, desprestigiá-lo”… Já em 1962 Amália ousara voar mais alto ao gravar um disco com composições de Alain Oulman e outros poetas célebres. O povo podia usufruir de toda esta poesia através da voz de Amália.
A fadista contava “Fui para fora com uma guitarra e uma viola, e fiz uma carreira internacional. Não foi o meu português, nem a minha falta de espetáculo. Foi a minha autenticidade que venceu.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...