Etiquetas

quinta-feira, 30 de junho de 2022

LOBBIES OU GRUPOS DE PRESSÃO?

De origem inglesa, Lobby é um termo que significa “salaou “Hall de entrada”. Entre nós, o termo designa um grupo ou instituição cuja finalidade principal é fazer valer os seus interesses. Os grupos de interesse ou lobbies (em português), atingem esses objetivos, quer atinjam preços, bens essenciais ou então a nível profissional, incluindo os poderes decisivos, geralmente de forma dissimulada, nunca revelando o interesse pessoal que defendem. Há exceções, quando utilizados de maneira transparente, muitos dos os lobbies garantem os direitos de civis e de políticos.

De uma maneira grosseira, pode dizer-se que um lobby não é mais do que uma pressão que se exerce, de forma camuflada, influenciando qualquer decisão que não vá ao encontro dos seus interesses. Geralmente, o termo lobby emprega-se no pior dos sentidos quando associado a políticos e ainda pior, à corrupção…

Pode dizer-se que a principal diferença entre grupos de pressão e lobby está afinal no modo como atuam. De uma maneira ou de outra, todos acabam por pressionar o poder político e profissional, tentando convencer a população que atuam a seu favor, o que defendem é de importância vital…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...