Etiquetas

sexta-feira, 3 de junho de 2022

OS ENSINAMENTOS DE BUDA

Há uma grande diferença entre Budismo e Buda. Entende-se por Budismo, uma doutrina filosófica e espiritual originária da Índia talvez no séc. VI a.C. Não se sabe exatamente a época em que nasceu nem a data da sua morte. Sabe-se apenas que esta religião (se assim se pode chamar) é muito antiga e remonta há muitos séculos atrás.

O budismo tem como princípio os ensinamentos de Siddhārtha Gautama, mais conhecido como Buda, o que significa em hindu "Desperto" ou "Iluminado". A doutrina baseia-se na crença de que tudo que acontece na vida de uma pessoa, acontece por alguma razão. Entre outros conselhos que foram transmitidos através da tradição oral ou escrita e que, após cerca de 400 anos, continua atual…!
Conta a tradição que para meditar Gautama sentava-se à sombra de uma grande figueira, que os hindus ainda hoje veneram como sendo uma árvore sagrada.
Um dos elementos básicos do budismo é a crença de que todos os seres vivos obedecem ao ciclo constituído pelo nascimento, morte e reencarnação… Outro elemento é o “karma”, uma espécie de lei cósmica, segundo a qual, um comportamento virtuoso seria recompensado em futuras encarnações, enquanto que uma conduta negativa implicava castigo.
Esta e outras doutrinas que foram assimiladas através da divulgação do budismo, é a necessidade de renunciar às coisas terrenas a fim de atingir a sabedoria e a perfeição. Contudo, a Regra de Ouro do budismo, é "Tudo o que somos é resultado do que pensamos".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...