Etiquetas

sábado, 4 de junho de 2022

O CASTELO DO REI WAMBA

A origem do castelo remonta ao tempo da ocupação muçulmana que só terminou com a doação por D. Sancho I do território a Açafa que mais tarde veio a pertencer à Ordem dos Templários.

O castelo encontra-se em ruína devido à maldição da rainha… Segundo a lenda, a margem sul era território dos mouros. Numa das múltiplas ausências do rei ora nas caçadas ora em batalhas, a rainha apaixonou-se pelo rei Mouro. Os dois namoravam à distância, cada qual da sua margem do Rio Tejo. Ansioso por um encontro mais próximo, o rei Mouro escavou um túnel por baixo do Tejo, mas os cálculos saíram errados e o túnel acabou na escarpa sul mais acima. Mesmo este contratempo, o rei mouro conseguiu fugir com a rainha. Ao descobrir a traição, o rei Wamba disfarçado de mendigo introduziu-se no castelo do rei mouro mas a rainha reconheceu-o e denunciou-o.
Como último desejo, o rei Wamba pediu que o deixassem soprar o corno que trazia sempre consigo. Era o sinal que os filhos e os soldados esperavam para avançar sobre o castelo mouro.

Raptaram a rainha que foi julgada e condenada a ser amarrada a uma mó de um moinho e atirada pela escarpa abaixo até ao rio Tejo. Antes de cumprida a sentença a rainha amaldiçoou as gentes daquela terra e que, por onde a mó passa-se nada mais cresceria. A partir daí não cresceu mais nem o mato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...