Etiquetas

segunda-feira, 6 de junho de 2022

O SENHOR DE MATOSINHOS

Durante três semanas (de 20 de maio a 12 de junho) de 2022, realiza-se a tradicional Romaria do Senhor de Matosinhos que, segundo consta, remonta já ao século XVII. Em sua honra foi instituído um feriado municipal (dia sete de junho) que é sempre na teça feira 42 dias a seguir à Páscoa e logo a seguir ao Domingo da Ascensão.

A “romaria” do Senhor de Matosinhos, culmina com uma procissão a partir do Santuário cuja imagem é levada até ao monumento do Senhor do Padrão implantado no local onde, segundo a lenda, a imagem de Cristo terá dado à costa. O monumento também conhecido como o "Senhor da Areia" devido à sua localização, está classificado Monumento Nacional,
A imagem foi esculpida por Nicodemos e atirada ao mar para escapar à fogueira, tendo vindo parar a esta praia já sem um braço. Durante meio seculo, nenhum artista conseguiu esculpir o braço que faltava à imagem do Nosso Senhor de Bouças.
Segundo a lenda, uma mulher que deambulava na praia, encontrou um pedaço de madeira que levou para casa com o fim de o pôr a arder na lareira. Sempre que o deitava no fogo, o misterioso pedaço de madeira saltava para fora da lareira, o que fez com que a filha, muda de nascença, falasse para dizer à mãe que aquele pedaço de madeira era o braço que faltava ao Senhor de Bouças.
A imagem foi então levada para a igreja construída em Matosinhos para albergar Nosso Senhor de Bouças que passou a ser conhecido por Senhor de Matosinhos, originando as conhecidas festas em sua honra. Um dos pontos mais altos da romaria é o fogo de artificio bem como o popular “Fogo dos Bonecos…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...