Etiquetas

segunda-feira, 20 de junho de 2022

O LADO ESCURO

Já muitos textos se escreveram, muitas músicas se tocaram e quantas lendas já se contaram sobre o “lado escuro da Lua”, o lado que não se vê, mesmo com o mais potente telescópio. O que não se vê causa sempre um certo desconforto para o qual se busca uma explicação que seja racional. O simples facto da Lua mostrar sempre a mesma face para quem a observa da Terra o que constitui, até há bem pouco tempo, uma incógnita.

É possível que não tenha conseguido esclarecer cabalmente este “mistério”. De posse de mais conhecimento sobre o assunto, novas questões se seguiram às anteriores. A mais frequente é querer saber por que razão afinal a Lua mostra sempre a mesma face e nunca o ta lado oculto?

De uma maneira mais simples e considerando a Lua como sendo uma rocha atraída pela gravidade da Terra, passou a ser o nosso satélite natural. Depois de algum tempo a Lua conjugou sua órbita com a órbita da Terra o que teve como consequência que a Lua tenha sempre a mesma face voltada para o nosso planeta. Isso não quer dizer que seja sempre dia numa metade (hemisfério) e sempre noite na outra metade, contrariando a expressão “lado escuro da Lua”, há que ter em consideração que existem zonas de transição entre o claro e o escuro que origina as diferentes fases da lua e diferentes estações na Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...