Etiquetas

quarta-feira, 1 de junho de 2022

A POLÉMICA DA MÁSCARA

A ministra da Saúde, Marta Temido, declarou recentemente aos jornalistas (Associação de Distribuidores Farmacêuticos), que Portugal está numa “fase de autorresponsabilização” contudo defendeu que os comportamentos individuais devem adaptar-se à evolução da pandemia.

Por outro lado, a lei diz que o uso de máscara deixou de ser regra nas escolas e no comércio, de uma forma geral, mas continua obrigatório (imposto) nas farmácias, nos lares, estabelecimentos de saúde e transportes. (11 de maio 2022)
Ainda mais confuso depois do que acabou de ler? Não fique triste, é natural que tantas ordens e contraordens, em vez de esclarecer, ainda fazem mais confusão.
Afinal quando é obrigatório o uso de máscara? É mais fácil enumerar onde se deve usar máscara e onde deixa de ser obrigatório. Segundo este critério (sempre a acompanhar as mutações do covid), o uso de máscara deixa de ser obrigatório no acesso a estabelecimentos não ligados à saúde ou ao transporte coletivo de passageiros, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, estabelecimentos de ensino, edifícios públicos, salas de espetáculos e eventos, recintos desportivos e restaurantes.
É obrigatória a apresentação do Certificado Digital COVID da EU e no acesso a unidades hospitalares…
Para não aumentar a confusão, não comento a apresentação do certificado e preenchimento do formulário de localização de passageiros…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...