Etiquetas

domingo, 5 de março de 2017

EM BUSCA DOS SABORES PERDIDOS

As dezasseis horas aproximavam-se vertiginosamente do relógio da sala e principalmente, do meu estômago. Podia dizer-se que todo o meu ser retinia com fome. Tinha fome. E, porque tinha fome, dirigi-me à cozinha, zona onde logicamente encontraria algo para comer.
Antes de partir, deixou pão de regueifa, bola de carne (fiambre), frutos secos (mais propriamente amendoins), néctar de fruta sobre o balcão e bananas na fruteira. Foi aí que me apercebi que nada tinha o mesmo sabor. Os amendoins não sabiam ao mesmo nem o pão, nem tudo o resto. Enfim, nada tinha o mesmo sabor.
Estudos recentes mostraram que afinal as pessoas sentem mais através dos diferentes receptores que têm no nariz do que com as glândulas gustativas! Admitindo como a premissa como verdadeira, o sabor dos alimentos depende da experiência anterior que se tem, da crença religiosa, da herança genética ou até da cultura do indivíduo o que significa que cada indivíduo reage de maneira diferente a um mesmo estímulo gustativo.
Fiquei ali a admirar o pão de regueifa, os frutos secos, a bola de carne, a banana e os néctares de fruta ao mesmo tempo que pensava no respectivo sabor. As coisas pareciam ter adquirido outros sabores! A coisa piora quando se está habituado a um determinado sabor e depois sai outro…
Há dias em que mais vale procurar os sabores perdidos de um passado que não volta.
Há dias assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...