Etiquetas

segunda-feira, 20 de março de 2017

A INVEJA PODE MATAR

A inveja mata mais do que qualquer outra doença, o que nos leva a pensar na inveja como sendo uma doença. Se não é doença é, pelo menos, um sentimento muito feio que deve a ser banido do nosso vocabulário.
Investigando o significado da palavra nos dicionários disponibilizados online, encontra-se invariavelmente a definição de “desejo de possuir o que o outro tem” o que diz muito pouco ou mesmo nada sobre “inveja”. Contudo, inveja não é nada que não “passe pela cabeça” do cidadão mais pacífico do Universo.
Se pensava, como eu, que nunca teve inveja de nada nem de ninguém, então o melhor é continuar a ler esta mensagem.
Será que nunca sentiu inveja do que quer que fosse, em momento algum?
Por se tratar de um sentimento inerente a todo o ser humano e uma das emoções mais antigas (e destrutivas) do planeta, o invejoso não se contenta com o facto de o outro ficar privado do que a muito (ou nenhum) custo conquistou. Pelo contrário, o invejoso pode ficar extremamente satisfeito com o mal dos outros, isto é, com o que de mal pode advir daquilo que conseguiu conquistar. Reside aí o principal problema.
A par da inveja vem sempre o sentimento de culpa por se permitir um sentimento tão mesquinho. Enfim, analisando um sentimento tão simples como a “inveja”, vêm sempre outros sentimentos que pensávamos adormecidos em nós.
Sentir inveja é humano, mas por que não os ficarmos (como dizem os brasileiros) pela inveja branca ao contrário da pura inveja?
Neste sentido, a inveja pode matar, senão controlada…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...