Etiquetas

quarta-feira, 1 de junho de 2016

O CÃO QUE COMIA CHUVA

É um livro escrito por Richard Zimler com ilustrações de Júlio Pomar. Diz o autor que se trata de um livro infantil (o quarto) o que, na minha opinião, não corresponde inteiramente à verdade. De infantil tem apenas o narrador (a Violeta) e o herói, um menino de 11 anos chamado Zé. O tema central da história gira à volta do bullying e das alterações comportamentais das vítimas. Por este motivo considero de leitura obrigatória para os pais que têm filhos em idade escolar e principalmente para quem está na direcção das escolas (públicas ou privadas) e a quem cabe a responsabilidade de detectar e evitar que tais situações se prolonguem no tempo além de tomar medidas radicais para punir os delinquentes.
A certa altura o autor escreve pela voz de Violeta. Passados uns dias, ouvi os nossos pais a conversarem e a interrogarem-se sobre as razões que levariam rapazes de 15 anos a aterrorizar um colega de 11 e a roubar-lhe as suas coisas. Talvez fossem maltratados pelos próprios pais e tivessem aprendido a violência em casa. Achei que fazia sentido, mas ao fim de algum tempo deixei de prestar atenção à conversa. Apercebi-me que as razões não me interessavam. Soavam-me a desculpas. E, a meu ver, não havia desculpas para fazer com que alguém como o Zé passasse a odiar as coisas de que mais gostava. É um crime. E qualquer pessoa que faz isso devia pagar um preço elevado.
Quantos dos que me estão a ler não terão um episódio do género que por vergonha ocultaram dos pais e mais tarde de si próprios?
É que o bullyng existe e sempre existiu embora com outro nome. A meu ver e de acordo com a opinião da Violeta, o bullying é um crime e, qualquer pessoa que o pratica devia pagar à sociedade um preço elevado. Tudo o que se possa dizer sobre as razões que levam os autores a exercer estes actos, soam-me a desculpas…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...