Etiquetas

quarta-feira, 15 de junho de 2016

DISFARÇAR O MEDO

Quando se é pequeno, tem-se medo do escuro, de monstros, do desconhecido, enfim, tem-se medos pequeninos que parecem enormes. Depois de crescidos, os medos também são maiores e mais se agigantam. Como toda a gente, mesmo aqueles que dizem não os ter, tenho os meus medos.
Ter medo não é vergonha nenhuma. Atrevo-me mesmo a dizer que é um sentimento normal e até saudável na medida em que nos protege de qualquer perigo real. Sem me prender com a necessidade de definir o “medo”, direi que toda a gente, em algum momento ou situação na vida, já sentiu medo. Daí que toda a gente guarda no mais íntimo de si próprio os seus medos, sejam de que natureza forem. O medo de viajar de avião, de andar de elevador, do escuro, de perder, de falhar, da traição, da doença, do futuro… De todos, o mais grave, é o medo de nós próprios. O medo das nossas emoções e das nossas reacções em determinadas situações é real e, por vezes, perfeitamente justificável.
Se alguém me perguntasse agora, já não tens medo?
Diria sim, ainda tenho medo. A única diferença é que aprendi a disfarça-lo…

2 comentários:

  1. Excelente reflexão com a qual me identifico totalmente. Também já escrevi um texto sobre os nossos medos. Até ao último grande medo - o do desconhecimento do que nos aguarda ou do nada que sobrevem à morte fisica. Adoro lê -lo, Jorge.

    ResponderEliminar
  2. Que elogio Teresa, vindo de quem escreve magistralmente emoções e experiências de vida...! Obrigado.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...