Etiquetas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

QUE QUANTIDADE DE ÁGUA SE DEVE BEBER POR DIA?

Quem já viveu um episódio de cólica renal e subsequente extracção do cálculo, compreende a preocupação que tive em informar-me sobre a quantidade necessária de água a ingerir por dia. É sobejamente conhecida a influência que tem a falta da ingestão de água na formação dos cálculos renais.
Estima-se que o nosso corpo perde o equivalente a 10 a 12 copos de água por dia através da pele, pulmões, urina e fezes daí a necessidade de repor a água perdida.
Qual deve ser então a quantidade certa de água a ser ingerida diariamente?
Depois de muito pesquisar, verifiquei que não há consenso a este respeito por parte dos nutricionistas . Há os que recomendam beber entre 2 a 3 litros de água por dia enquanto outros consideram esta quantidade um mito já a quantidade de água depende de vários factores como tipo de alimentação e o peso de cada um.
Sendo o peso corporal um dos factores a considerar, há quem chegue ao preciosismo de calcular matematicamente essa quantidade, partindo do princípio que são necessários 35 ml de água para cada kg de peso corporal. Multiplicando o peso (neste caso, o meu) por 35 obtém-se um valor de cerca de 2 litros de água por dia:
60 kg X 35 = 2.100 ml ou 2 litros e 100 ml.
Seja como for, o cálculo da quantidade de água a ingerir diariamente deve ser personalizado de forma a não cair em exageros prejudiciais à saúde.
Com efeito, beber água em excesso pode levar a estados de confusão mental devido à baixa concentração de sódio no sangue além de outras complicações. Em certas doenças como a insuficiência cardíaca e a insuficiência renal, pode ser necessário reduzir a quantidade de água para não sobrecarregar o coração e os rins.
Subsiste a dúvida: como saber a quantidade de água necessária ao bom funcionamento do organismo?
Uma maneira prática é ingerir no mínimo 2 copos logo pela manhã distribuindo os restantes ao longo do dia. Assim, terá de beber 2 copos a meio da manhã, 2 a meio da tarde e 2 antes do jantar.
Espero com esta minha pesquisa ter contribuído para esclarecer algumas dúvidas e desfazer muitos dos mitos que circulam sobre o assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...