Etiquetas

domingo, 20 de dezembro de 2015

EU SABIA...

Eu sabia, mas alimentava ainda uma réstia de esperança de poder estar enganado… Mas não, as minhas suspeitas vieram a concretizar-se.
Com a tomada de posse de um governo PS apoiado pelo BE e pelo PC era de esperar que fossem aprovadas medidas consentâneas com uma política social, de combate às assimetrias e de irradicação da pobreza. Finalmente estas medidas foram aprovadas no Conselho de Ministros na passada quinta-feira. Podem rejubilar-se a partir de agora os pensionistas porque as pensões vão sofrer um aumento de 2,5 euros por mês já no próximo ano… mas só para quem recebe pensões até aos 628,8 euros. A partir deste valor… não haverá aumentos. Os ricos, com pensões de mil e poucos euros não precisam de medidas protecionistas…
Honestamente, também não vejo motivo para grandes festejos por parte dos pensionistas com este aumento de 2,5 euros por mês. De facto, trata-se de um aumento miserável para pensões de miséria, mas convém não esquecer que, embora irrisório, vai abranger milhões de pensionistas e beneficiários o que implica num aumento da despesa do Estado em cerca de 173 milhões de euros por ano…! Pois é. Lá vem a velha cantiga do “não há dinheiro” cantada por outros governos.
Talvez que, através desta medida, muita gente compreenda finalmente que não é possível aumentar as pensões, sem aumentar o défice… A alternativa seria ir buscar dinheiro onde ele existe (aos bancos, ao grande capital, aos ricos, …) e não aos mesmos de sempre: a tão explorada classe média…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...