Etiquetas

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O GIN ESTÁ NA MODA

Não há dúvida de que o Gin está na moda de tal forma que até goza de um Dia Nacional do Gin que este ano se celebrou a 27 de Junho. Basta fazer a ronda por alguns dos bares do Porto, Lisboa e outras cidades do país para confirmar esta moda.
Num mundo altamente influenciável pelos media, não é de estranhar que se propaguem rapidamente modas e gostos que parecem surgir do nada como esta do Gin tónico. Ora isso não é verdade, sempre me lembro de, nas nossas viagens a Lisboa, a minha irmã pedir um gin tónico no bar do hotel onde ficávamos hospedados, isto há cerca de 50 anos…! Mais tarde, tendo eu e meu irmão atingido a idade adulta, era-nos permitido beber um whisky com gelo, permanecendo a minha irmã fiel ao seu Gin tónico. Passaram-se os anos e, de repente, sou surpreendido pelo ressurgimento da moda do Gin tónico à qual aderi mais por saudosismo, mas também porque gosto, há que assumir.
A moda (re)surgiu assim tão de repente que, em muitos supermercados onde era habitual encontrar apenas uma marca de Gin, este chegou mesmo a esgotar. Hoje é possível encontrar uma grande variedade de marcas… e de preços. Só por curiosidade, reproduzi a imagem de algumas marcas de bom Gin que oscilam entre os 30 e os 45€ nos supermercados. Qualquer uma destas garrafas daria uma linda base para candeeiro de mesa…
A preparação de um Gin tónico basicamente consiste em adicionar uma parte de gin para quatro partes de água tónica. Não esquecer que a moda agora é ser servido num copo grande de balão com cubos de gelo e ao qual se pode juntar um pau de canela, casca de limão ou laranja e outras frutas...
Embora esteja na moda, não é em toda a parte que se pode beber um bom Gin tónico. Como referência, deixo aqui uma pequena lista de bares onde poderá degustar um Gin bem preparado:
Gin signature – no mercado do bom sucesso no Porto
The Gin club – Rua cândido dos reis, 60 Porto
Porto tónico – Rua cândido dos reis, 96 Porto
Moules & Gin – Rua Nova da Alfarrobeira 14, Cascais
Honorato – Rua de Santa Marta, 35 Lisboa
Lisbonita – Rua dos bacalhoeiros em Lisboa
Gin Club – Sushi café avenida, Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...