Etiquetas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

FALTA DE MEMÓRIA

Em dia de pagar promessas, saí de casa pela manhã com destino a Fátima. Como detesto perder tempo à procura de estacionamento, costumo recorrer aos parques existentes atrás do Santuário. Sempre que estaciono num desses parques, vem-me à memória a estranha sensação que um dia senti ao não encontrar o carro no local onde pensava ter estacionado. Nesse dia percorri, eu e a mulher, vezes sem conta as várias filas de carros estacionados sem conseguir localizar o nosso e, à medida que o tempo passava, ia crescendo a angústia e a convicção de que havia sido furtado. Felizmente não se veio a confirmar essa suspeita porque finalmente encontrámos o carro estacionado precisamente onde o havíamos deixado. Desde aí que me acompanha esse trauma ao ponto de algumas vezes sonhar que não me lembro onde estacionei o carro.
Contudo, esquecer a chave de casa (mais do que uma vez), não se lembrar se desligou o computador, a luz da cozinha ou onde estacionou o carro não deve ser motivo de preocupação. É perfeitamente normal, a partir de certa idade, a perda de memória devido à diminuição do número de células cerebrais. Além disso, esquecer coisas banais como o nome de pessoas ou acontecimentos corriqueiros do dia a dia tem a vantagem de deixar a memória livre para os acontecimentos realmente importantes.
Mas o que dizer se estes esquecimentos acontecem quando se é ainda novo? Essas falhas de memória podem ser causadas pelo stresse do quotidiano que leva à automatização das tarefas mais banais privilegiando o que é de facto prioritário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...