Etiquetas

domingo, 20 de setembro de 2015

OS INDECISOS

Cada vez que me mostro indeciso quanto a ir votar nas próximas eleições legislativas, dizem-me que votar não é apenas um direito mas principalmente um dever cívico.
- Depois, não te queixes. Dizem.
Para mais tarde não me vir a queixar, armo-me de toda a pachorra possível e lá vou ouvindo todos os debates transmitidos pela TV. Aqui, que ninguém (ou quase) me lê, confesso que acabo cada vez menos esclarecido.
Não consigo detectar grandes diferenças entre os “maiores” partidos políticos portugueses. Entre PSD e PS encontro apenas uma diferença... o D. Quanto ao PCP mais me parece um Partido dos Conservadores Portugueses. O BE parece ser uma Boa Escolha embora não lhe reconheça “energia” suficiente para levar avante a sua ideologia…
E os debates sucedem-se mais parecendo rounds de uma luta de boxe. Embora não cheguem a vias de facto, as agressões verbais são comuns. Perante este cenário e por ter uma antipatia visceral por políticos, pergunto-me qual o interesse para os próprios de toda esta luta?
Dizem-me que, por cada voto obtido os partidos recebem cerca de 3€ …
Porque não me sinto na disposição de financiar partidos políticos, fica a dúvida:
Em quem votar?
Tenciono votar no partido que se propõe:
- Reduzir em 50% o orçamento da Assembleia da Republica e da Presidência da Republica;
- Reduzir em 50% as subvenções estatais dos partidos políticos;
- Cortar as subvenções vitalícias aos deputados;
- Cortar em 30% os vencimentos e mordomias dos políticos, assessores e secretários…;
- Cortar os apoios às Fundações bem como os benefícios fiscais às mesmas;
- Reduzir em média 1,5 vereadores por cada câmara;
- Renegociar as Parcerias Público Privadas e as Rendas Energéticas;
Deste modo e segundo o sociólogo Boaventura Sousa Santos*, o país reduziria a despesa em mais de 2 100 MILHÕES DE EUROS
Alguém me sabe dizer qual o partido que se propõe implementar estas medidas da mais pura e elementar justiça?
*Boaventura de Sousa Santos é um Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...