Etiquetas

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

EM QUE MOMENTO DEIXAMOS DE SER HUMANOS?

Hoje esta foto está profusamente divulgada em todas as redes sociais, jornais e TV e já arrefeceu a polémica gerada aquando da sua publicação. Quando pela primeira vez foi mostrada na TV gerou uma onda de indignação por uma parte, não sei se grande ou pequena, da população deste quintal à beira-mar… Argumentavam esses tantos que a divulgação de imagens como esta devia ser evitada a fim de não ferir sensibilidades mais susceptíveis. Se por um lado compreendo esta posição, trata-se de uma imagem violenta de grande impacto, sem dúvida, mas retrata uma realidade que não podemos, nem temos o direito de camuflar. Há também quem considere a publicação da foto como uma falta de respeito pela dignidade da criança! Falta de respeito pela dignidade desta e de todas as crianças que acorrem à Europa é não mexermos uma palha para criar condições de paz e prosperidade nos seus países de origem de forma a não terem necessidade de abandonarem a sua pátria em precárias condições e com risco de vida.
Ou será que teria mais sentido vermos as imagens de milhares e milhares de migrantes mortos só daqui a 70 anos como fizemos com o holocausto dos judeus na Alemanha Hitleriana?
Perante a imagem de milhares de mulheres, crianças e homens mortos em naufrágios ou encurralados em autênticos campos de concentração pergunto-me: em que momento deixámos cair a nossa humanidade e nos tornámos insensíveis ao sofrimento dos nossos semelhantes?

Cada vez se torna mais actual e pertinente o apelo do Papa Francisco para o “despertar das consciências” para combater a “globalização da indiferença”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...