Etiquetas

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

UM POVO SEM MEMÓRIA

A frase que aqui serve de título é por demais conhecida e usada como exemplo da falta de conhecimento da nossa história recente (e não só) por parte da população mais jovem e direi mesmo da mais idosa. Se é verdade que a culpa não lhes cabe inteiramente uma vez que a escola não lhes transmite esse conhecimento não é menos verdade que existe também muita falta de interesse pela informação. E assim se vão perdendo memórias e experiências que poderiam contribuir para evitar erros futuros.
Ao contrário do que acontecia com a geração mais velha, hoje vive-se a cultura do imediato e do desapego (no mau sentido). Já lá dizia Jean-Jacques Rousseau há séculos atrás: “o ser humano é fruto do meio em que ele vive”…
Depois de ver este vídeo não admira que a “Lei da Alternância”, entre os dois maiores partidos, continue a vigorar neste país.
“Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”. (Emília Viotti da Costa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...