Etiquetas

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A ORIGEM DAS BODAS DE CASAMENTO

A um mês e alguns dias de festejar as bodas de carvalho, justifica-se a minha curiosidade em saber qual a origem deste hábito tão peculiar. Impunha-se por isso uma pesquisa mais profunda sobre a sua origem.
Pelo que me foi possível averiguar, a tradição das bodas de casamento não teve a sua origem na Alemanha como muita gente pensa, mas remonta a épocas mais longínquas… Segundo parece, a tradição de festejar as datas de casamento (bodas) teve origem no Sacro Império Romano-Germânico (Ler aqui). Nessa época competia às esposas coroarem os respectivos maridos com uma coroa de prata no vigésimo quinto aniversário de casamento e com uma coroa de ouro no quinquagésimo aniversário. Esta tradição manteve-se nalguns povoados da Alemanha continuando a festejar apenas os 25 e os 50 anos de casamento. Só mais tarde, em pleno século XX, é que se adquiriu o hábito de festejar todos os aniversários sendo atribuindo a cada um deles, determinado material (Ler aqui). A comemoração de todos os anos de casamento teve, como se compreende, um intuito puramente comercial...
Uma vantagem desta simbologia é a ajuda que dá na sempre difícil escolha dos presentes a oferecer e, em certos casos, servirem até de tema para a decoração da festa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...