Etiquetas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

GENTE PRECONCEITUOSA

Não me surpreendeu absolutamente nada o artigo que li sobre um estudo feito pela Universidade de Ontário, no Canadá e que, segundo esse mesmo estudo, (publicado na revista Psychological Science), as pessoas menos inteligentes são mais conservadoras, preconceituosas e racistas. Eu tinha formado essa opinião através da observação do comportamento de alguns adeptos de clubes de futebol, das guerras motivadas por diferenças religiosas, já para não falar dos preconceitos sexuais, sociais e até contra a velhice… Por falta de provas, a minha opinião era frequentemente rebatida quando me atrevia a expressá-la até que aprendi a ficar calado e a corroborar para mim próprio esta teoria.
Na verdade, é de certo modo “natural” que pessoas menos inteligentes adoptem ideologias socialmente conservadoras devidas à aversão que o ser humano tem à mudança, atitude essa que é geradora do preconceito.
Convém não esquecer que, apesar da conclusão a que se chegou através deste estudo, nem todos os não preconceituosos são inteligentes assim como nem todos os preconceituosos são pessoas de pouca inteligência. Como em todas as regras, também nesta há excepções…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...