Etiquetas

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A "ÁRVORE" E OS PRECONCEITOS

A propósito da árvore de Natal lembrei-me de uma notícia sobre a exposição de uma escultura de Paul McCarthy na Praça Vendôme, em Paris. Esta escultura valeu ao seu autor um par de bofetadas (na verdade foram três) aplicadas por um transeunte aquando da sua montagem. Embora lhe fosse atribuída a designação de “Tree” e pretenda representar precisamente uma árvore, a escultura faz lembrar a muitos franceses nada mais, nada menos que um “brinquedo sexual”, daí a grande controvérsia gerada à sua volta. Esta escultura se assim se lhe pode chamar, acabou por ser vandalizada. Tratando-se de uma peça insuflável sustentada por cabos, quando estes foram cortados deixaram por terra a dita escultura…
Sendo Paris a Cidade Luz, assim chamada por ter atraído ao longo dos séculos as mentes mais iluminadas das diferentes vertentes das artes, não deixa de se estranhar esta atitude perante a “árvore” do senhor Paul McCarthy, atitude só explicável através de mentes preconceituosas.
Afinal, mesmo aqueles que se consideram não preconceituosos, se mergulharem bem fundo no seu íntimo, talvez encontrem vestígios desse veneno em relação a atitudes, formas de estar, de vestir, raças, religião,…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...