Etiquetas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

SER OU NÃO SER BOA PESSOA

Às vezes acontece, enquando se aguarda a vez de ser atendido no barbeiro, prestar atenção às conversas daqueles que também aguardam a sua vez. Na opinião do senhor forte com bigode sentado ao meu lado, um seu amigo era uma boa pessoa e justificava argumentando que o dito amigo e vizinho não se mete na vida de ninguém, não diz nem faz mal a ninguém. Mentalmente permiti-me discordar. Isto de ser boa pessoa depende muito do critério com que se avalia o comportamento de uma pessoa. Na minha opinião, não fazer mal a ninguém, não se meter na vida dos outros ou não ser maldizente não significa ser boa pessoa. Para mim ser boa pessoa é precisamente o contrário, isto é, não basta não fazer mal a ninguém. Isso define uma pessoa neutra aquela que não faz mal, mas também não faz nada que possa contribuir para o bem estar dos outros… Uma boa pessoa deve preocupar-se com os outros, isto é, prestar ajuda mesmo que não solicitada, estar disponível para ouvir os outros ou estar presente em momentos difíceis e, no mínimo, sorrir, sorrir sempre…
Não sei se o senhor forte com bigode convenceu o amigo que o escutava em silêncio parecendo concordar. Abstrai-me por momentos da conversa dos dois e quando voltei a dar atenção, o tema de conversa tinha transitado para o regresso a casa do cineasta Manoel de Oliveira depois do internamento no Hospital São João. O senhor forte com bigode enalteceu-lhe o mérito como realizador e o seu dinamismo apesar da avançada idade… Aí o amigo do senhor forte com bigode sentenciou com um ar meio sério, meio jocoso: para ainda estar vivo, não pode ser boa pessoa. As boas pessoas morrem cedo!
Risada geral (mesmo eu não pude deixar de sorrir)… e dei por mim a pensar que, geralmente, a maioria das boas pessoas que conheci morreram cedo, pelo menos na minha família. Lá diz o outro:
Mas Deus leva os que ama
Sé Deus tem os que mais ama
                                                (Trovante: 125 Azul)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...