Etiquetas

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

CHAMEM-ME VELHO... POUPEM O IDOSO


Ainda não me habituei, nem sei se algum dia me vou habituar à triste ideia de ser considerado velho ou como agora se diz, “idoso”. Ser considerado “idoso” ou deficiente tem as suas (parcas) vantagens. Descobri que em alguns estabelecimentos comerciais os “idosos” têm prioridade no atendimento e no estacionamento automóvel há sempre (às vezes) um lugar destinado aos deficientes. Não tenho por hábito fazer-me valer desse “privilégio” mas, de vez em quando, faço-me valer desse estatuto… Que me perdoem as pessoas com a mesma pressa e necessidades…
Segundo a OMS, consideram-se idosas as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento. Mesmo assim, caí (sem para-quedas) no grupo etário dos idosos e penso, ainda bem que nasci num país dito desenvolvido senão já seria idoso há muito tempo…!
A idade cronológica é um estereótipo que de modo algum justifica separar um indivíduo em diferentes compartimentos de acordo com a fase da vida. Com efeito, o aumento da esperança de vida aliada às mudanças que se operaram no sector laboral, alteraram completamente o conceito do “idoso”… Felizmente tem-se verificado que aos 65 ou mais anos de vida, as pessoas mantêm-se ainda activas.
Por estes e outros motivos, ainda não me considero “idoso” apesar da idade cronológica e, quando isso acontecer, por favor chamem-me velho, poupem-me ao vocábulo “idoso”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...