Etiquetas

domingo, 7 de janeiro de 2018

AFINAL JÁ ERA INDEPENDENTISTA

Apesar de ter adquirido outros significados acabando noutros contextos, eis uma palavra que apesar de não muito actual, conserva ainda alguma actualidade. Certamente já todos perceberam que me refiro à palavra “independentista”.
Continuo fiel à (peregrina) ideia de não entrar pelo campo da política mas não podia ficar indiferente ao mapa publicado num dos nossos periódicos. Não é que concorde com aquele grupo de arquitectos que se deu ao “trabalho” de redesenhar o mapa da Europa segundo critérios independentistas que por aí circulam assolapados. Segundo esse mapa, a Espanha não se encontraria a braços apenas com a Catalunha mas terminava retalhada em doze países diferentes…
Nesse estudo, chamemos-lhe assim, só Portugal manteria as fronteiras atuais.
Então e as diferenças entre Norte e Sul...?
Que dizer do Interior e do Litoral…?
A Madeira e os Açores, foram esquecidos?
Seguramente estes senhores não conhecem Portugal e a realidade portuguesa…!
Observando o actual mapa da Europa, ressalta logo a verdade de todos os países possuírem causas independentistas escondidas…
Quem não sabe ou não é um independentista em potência tendo em conta a definição de autonomia atribuída a Kant? Segundo esta definição, que dizer de quem desempenha (quase) todas as tarefas diárias sem recorrer a ajuda de terceiros…?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...