Etiquetas

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

NUNCA SE DEVEM VER FILMES...

Vi o filme. Confesso que não conhecia o livro (que não li), mas vi o filme.
Não devia ter visto, mas vi. Entristeceu-me, emocionou-me, fui lá dentro (por alguns segundos), voltei… e vi o filme até ao fim. Não devia ter visto ou se calhar, devia.
É o acontece com alguns filmes sobretudo os que são adaptações de bons livros. Há sempre qualquer coisa que fica. Ensinam-nos sempre algo que já sabíamos mas que nos recusamos acreditar. Com este filme ficam explicados certos afastamentos, o cansaço de cuidar enquanto  a vida continua lá fora, inexorável e igual a si própria.
Em conformidade, o filme aguçou a curiosidade para a leitura do livro. É (quase) sempre melhor ler o livro e depois ver o filme ou então, vice-versa como neste caso.
Vi o filme e fiquei a saber o que já sabia. Há sempre pior… E isso consola-me?
Digamos que, momentaneamente, serve de consolo mas depois, confrontado com a triste realidade… É verdade que toda a gente passa por períodos, mais ou menos longos, em que é preciso algum consolo, venha ele donde vier, mas isso não substitui aquilo que se chama de consolo. Segundo a própria definição, consolo é tirar ou aliviar as mágoas, dores sentimentais de alguém. Dar tranquilidade, acalmar.
É isto o consolo. Será? Nada melhor que terminar com um texto retirado da Bíblia:
Seja o teu amor o meu consolo, conforme a tua promessa ao teu servo (Salmos 119:76).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...