Etiquetas

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

CUIDADO E CUIDADOR

Seja pela sua homofonia ou por qualquer outra razão que agora não consigo descortinar, “protector” anda muitas vezes de braço dado com “cuidador” embora exista uma grande diferença entre os dois vocábulos.
Cuidar, seja de quem for, pode revelar algum “interesse” no início mas, mais tarde ou mais cedo, transforma-se numa autentica seca, especialmente quando o sujeito cuidado não se mostra muito autosuficiente. Há que contar com a necessidade de sair e manter o contacto com o exterior. Quantas vezes para tratar de assuntos relacionados com o sujeito cuidado…!
Proteger de quedas e doutros danos relacionados com a saúde revela-se uma autêntica tortura de parte a parte, sobretudo se aquele que protege o faz de forma excessiva.
Por outro lado, ser cuidador, pode não implicar uma grande mudança no ritmo de vida pessoal. Tal facto só se verifica quando se estabelece a confusão entre cuidador com protector. Não raras vezes o cuidador cai no erro de assumir como suas as tarefas que o sujeito cuidado é capaz de fazer. Não se apercebe que, desta forma, está a impedir o desenvolvimento social e emocional do sujeito cuidado.
Cuidar não é tanto fazer o que o sujeito cuidado (já) é capaz de fazer. Cuidar é estar presente para ajudar na eventualidade dessa ajuda ser mesmo necessária. É obrigar o cuidado a tornar-se o mais autónomo possível e isso só se consegue com a participação do cuidador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...