Etiquetas

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

LIBERDADE E LIVRE-ARBÍTRIO

Farto de ouvir dizer que a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros, acabo por respeitar mais a liberdade alheia em detrimento da própria liberdade e nem sempre resisto à tentação de fazer tudo ao contrário…
O que é isso de liberdade? Quando começa a nossa e onde acaba a dos outros?
Quais os seus limites?
A resposta a estas e outras questões depende muito das escolhas que se fazem. Dizem que Deus nos concedeu a liberdade de seleccionar as escolhas (livre-arbítrio) de acordo com o que se considera ser o melhor para a nossa vida sem esquecer a influência que essas escolhas podem ter no próprio destino. Diria que é preciso muito cuidado com as escolhas que se fazem…
Entendendo por livre-arbítrio o conjunto de escolhas, é possível pensar que o próprio destino é construído por nós. Por outras palavras, não existe um destino pré-traçado, somos nós que o construímos passo a passo durante a vida.
Não esquecendo que, se Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança, somos a imagem de um Deus, seja Ele quem for, com a capacidade de escolha (livre-arbítrio) e selecção dessas mesmas escolhas..

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...