Etiquetas

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

É TUDO UMA QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO

Neste espaço, onde publico muitos dos meus pensamentos, aceito perfeitamente que nem todos concordem comigo. Aliás estou sempre pronto a receber críticas e a publicar as que me são feitas, salvo raras exceções. Reservo-me o direito de não publicar críticas anónimas (principalmente quando em termos ofensivos) e reservo-me também o direito de resposta.
Não me sinto ofendido quando não concordam com a minha interpretação dos factos. Na verdade, é tudo uma questão de interpretação. A interpretação dos factos é fundamental, diria mesmo vital já que uma frase mal interpretada pode mudar por completo a vida das pessoas…
A forma como se interpreta quer seja um texto, uma palavra ou um acontecimento, depende de variadíssimos fatores embora muitas vezes, essa interpretação seja feita de acordo com as conveniências de quem nos escuta, lê ou observa. Mas nem sempre uma má interpretação é fruto de uma mente mal-intencionada, depende, por exemplo, da nossa experiência de vida. A nossa vivência anterior acaba por influenciar, positiva ou negativamente, a interpretação dos factos. É normal darmos mais importância aquilo que já conhecemos através da vivência pessoal do que ao que nos é desconhecido. Embora não muito relevante, o contexto social é também um fator importante a considerar na interpretação. Finalmente, acrescentaria a sensibilidade de quem nos lê, escuta ou observa.
Sem ter a veleidade de ser o detentor da verdade, acho normal que nem todos entendam ou concordem com aquilo que escrevo. Tudo depende da vivência, da motivação ou da sensibilidade de cada um.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...