Etiquetas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

UM BEIJO AGORA ANTES QUE AMANHÃ SEJA TARDE

Observando a uma certa distância o tipo de relacionamento entre mim e o Miguelito (o meu menino) sempre me surpreendo. Surpreende-me a naturalidade com que ele diz “gosto do avô” e a naturalidade com que lhe respondo “o avô também gosta muito de ti”. O que verdadeiramente me surpreende não são as palavras, mas sim a entrega e a capacidade de demonstrar o carinho que sinto por ele. Surpreende-me e intriga-me não ter sido capaz de tais manifestações de carinho para com os meus filhos. Sempre que penso nisso, lá vêm aquelas velhas desculpas: trabalhava de manhã até à noite a dar aulas no oficial e nas empresas, o dinheiro nessa altura não abundava, não havia ajuda de familiares para nos darem um certo tempinho para descomprimir, trabalhava numa “terra” estranha e por vezes hostil para com os forasteiros,…
Muito bem, tudo isso é verdade mas não passam de desculpas que apenas servem para camuflar uma certa incapacidade de demonstrar afetos e pior ainda, de os receber com naturalidade. Felizmente esse tempo já passou. Muito por "culpa" do Miguelito vou conseguindo ultrapassar essa incapacidade. Mas o tempo não volta para trás. O nosso tempo é agora. Ainda vou a tempo de dar um beijinho grande a cada um dos meus filhos. Ainda vou a tempo de lhes dizer que me orgulho da forma como, cada um à sua maneira, lutam pela vida. Tenho imenso orgulho dos valores éticos e morais que demonstram em todos os actos das suas vidas.
Um beijo grande agora… antes que amanhã já seja tarde…
Há dias assim em nos sentimos em débito perante o dar e o receber de afetos.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...