Etiquetas

domingo, 15 de janeiro de 2023

UM SALTINHO DE PARDAL

Diz o ditado que, ”depois do Natal o dia dá um saltinho de pardal…” Não é isso que se verifica. Talvez devido à forte chuvada que causou imensas inundações na baixa e se prolongou por mais que um dia, ficou tão escuro que fui obrigado a recorrer à iluminação elétrica. Se a mudança da hora tinha como objetivo economizar, o objetivo falhou redondamente, a Natureza trocou-lhe as voltas.

Passaram mais de 100 anos e voltou a discutir-se a necessidade de alterar, dua vezes por ano, os ponteiros do relógio de acordo com a hora de inverno ou a hora de verão? Mantendo o horário de Inverno, ganha-se uma hora de sono, isto é, a noite é mais longa e o dia mais curto. Pelo contrário, atrasando uma hora, o dia fica mais longo e a noite mais curta…
Esta ideia peregrina ficou a dever-se a Benjamin Franklin no intuito de poupar as velas (de cera) usadas como iluminação.
Passaram cerca de 100 anos, durante a Primeira Guerra Mundial, pôs-se de novo a questão, será mais útil adotar-se um único horário? Desta vez com o argumento de poupar combustível… ma conclui-se que a poupança de combustível era insignificante…

Então qual o horário a adotar, o de Inverno ou o de Verão? Uma escolha difícil. Concordo. Pessoalmente, continuo a preferir o horário de verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...